Sequências podem
representar inúmeros fatos de nosso cotidiano: uma sequência de valores de um
mesmo produto, os índices de aprovação de um curso, uma sequência das taxas de variação
entre os termos de uma dada sequência, enfim, são diversas as aplicações de seu
conceito em “certos” momentos de nossa vida acadêmica, profissional e até mesmo
em situações corriqueiras.
Uma definição matemática
Uma sequência pode ser
descrita como uma função com comandos de entrada (“domínio”) nos números
naturais e seus comandos de saída (“imagem”) nos números reais, matematicamente
sua representação é dada por . Ao invés de f(n), em geral será
indicada por para todo e chamado o termo geral, ou n-ésimo termo
da sequência.
Exemplo
Para
as sequências abaixo, analise o comportamento das sequências algebricamente e
graficamente, respondendo as questões:
a) {2, 2, 2, ...}
Aqui a sequência nos
representa um comportamento constante, descrito por:
Graficamente:
Uma sequência
decrescente que conforme tomemos n tão grande quanto queiramos converge a 1.
Graficamente:
Trata-se de uma
sequência crescente, algebricamente:
Graficamente:
Percebemos que cada sequência
analisada tem comportamentos distintos.
Uma sequência pode ter
comportamento crescente, decrescente, estritamente crescente ou estritamente
decrescente.
Devemos dar uma atenção
ao comportamento de uma sequência, seu esboço gráfico pode nos representar o
fato ao qual buscamos uma resposta.
Alguns casos particulares
Algumas sequências
podem ter comportamento nem crescente nem decrescente, neste caso a sequência
não é estritamente monótona e nem monótona.
Tomemos a sequência
como exemplo e analisemos seu comportamento:
Graficamente:
A sintaxe de nossa
sequência no Geogebra terá comandos:
Sequência [
(i, ((-1)^(i+1)) * 1/i), i, 1, n ]
Nossa sequência em
questão tem um comportamento alternado, conforme os valores que n assumem tem limitante superior (1 ) e
inferior (-0,5).
Podemos dizer que uma
sequência será limitada se a “imagem” de seus termos ficarem, a partir de certo
momento, dentro do intervalo.
Tomemos valores para o
expoente tais como 1,2,3,4,5.... Podemos analisar que com valores pares teremos
um comando de saída o (1) e atribuindo valores ímpares o comando fica em (-1).
Trata-se de uma
sequência alternada, para valores de n pares temos uma subsequência com
limitante 1 e valores ímpares uma subsequência com o limitante é -1.
Essas limitações às
quais foram mencionadas podem ser identificadas tanto graficamente como
algebricamente e nos mostram que temos uma sequência formada por duas
subsequências cada uma com sua limitação “pois percebemos que para valores tão
grandes quanto queiramos o esboço gráfico não ultrapassa seu limitante”.
Em outras palavras uma
sequência é dita limitada
superiormente se existir uma valor real β, que para todo numero natural n, não ultrapassa β. Assim teremos:
De forma análoga
dizemos que a sequência é limitada inferiormente se existir um valor real α, que para todo número natural n, não ultrapassa α. Assim teremos:
Com isso podemos dizer
que, se existirem valores reais α e β, tais que para todo número natural n, temos:
E dizemos assim, que a
sequência é limitada, pois está contida no intervalo [α,β]. Uma sequência será
limitada se e somente se, for limitada inferiormente e superiormente.
Graficamente:
Para a construção desta sequência no Geogebra usamos os seguintes comandos:
No campo de entrada, digite Sequência e escolha a segunda opção, conforme abaixo:
Consideremos nossa variável sendo i. Em <Expressão>, coloque o seguinte par ordenado: (i, ((-1)^ i )). Dessa forma, teremos pontos plotados no plano cartesiano obedecendo à sequência informada;
Substitua
<Variável> por i;
Substitua <Valor
Inicial> por 1;
Por fim, substitua
<Valor final> por n.
A sintaxe ficará da
seguinte forma:
Sequência [(i , ((-1) ^ i )) , i , 1 , n [
Crie um controle
deslizante com início em 1, final em um número grande e incremento de 1 para o
número n (o programa irá lhe informar para essa etapa).
Clicando em cima da
sequência de pontos e marcando “habilitar rastro” faz com que você possa
modificar o controle deslizante.
Questões para estudo deste conteúdo